top of page
LogoNovo.jpg
CONSEG CENTRO 2.O (3).png

Conselho Comunitário de Segurança do Centro de São Paulo
Biênio 2025-2027

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Whatsapp

Nova diretoria do CONSEG Centro tomou posse em solenidade realizada nesta quinta-feira, dia 29

  • Foto do escritor: CONSEG Centro
    CONSEG Centro
  • 30 de mai.
  • 3 min de leitura

Único entre os Conselhos Comunitários de Segurança da região central a ter a gestão renovada, o CONSEG Centro recebeu autoridades, membros, munícipes e convidados no Hotel San Raphael, no Largo do Arouche


Na noite de ontem, quinta-feira, dia 29 de maio, a nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança do Centro (CONSEG Centro), eleita em abril, tomou posse durante a solenidade realizada no Hotel San Raphael, no Largo do Arouche. Além da presença de autoridades civis e militares, o encontro foi aberto a todos os munícipes.


Fábio Redondo (1º secretário), Marcos de Deus (vice-presidente), Carlos Telles (presidente), Antonio Montano (diretor social e de assuntos comunitários) e Décio Sunagawa (2º secretário).
Fábio Redondo (1º secretário), Marcos de Deus (vice-presidente), Carlos Telles (presidente), Antonio Montano (diretor social e de assuntos comunitários) e Décio Sunagawa (2º secretário).

Dos dez conselhos de segurança que cobrem a região central da capital, o CONSEG Centro foi o único que contou com disputa entre duas chapas e terá a diretoria renovada após o grupo que agora toma posse conquistar 69% dos votos.


Assim, a partir de agora, a nova diretoria é composta por Carlos Telles (presidente), Marcos de Deus (vice-presidente), Fábio Redondo (primeiro secretário), Décio Sunagawa (segundo secretário) e Antonio Montano (diretor social e de assuntos comunitários).


Em seu discurso, o presidente destacou: “Estamos comprometidos em promover uma transformação profunda na forma como o CONSEG Centro se relaciona com seus membros natos e instituições. Nosso diálogo deixa de ser uma via de mão única, de caráter meramente assistencialista, para se tornar uma relação verdadeiramente colaborativa”.


“Não estaremos aqui apenas para apontar problemas, encaminhar demandas ou fazer reivindicações — ainda que essa continue sendo uma parte importante do nosso papel como representantes da comunidade. Vamos, acima de tudo, apresentar sugestões, propor soluções, compartilhar boas práticas e nos colocar à disposição para colaborar de forma ativa e construtiva”, reforçou Telles.



Plano de ação para o biênio


Marcos de Deus, o novo vice-presidente, complementou o discurso de Telles apresentando as iniciativas já planejadas para o próximo biênio, entre elas o fortalecimento dos canais de comunicação e o empoderamento das microrregiões por meio dos Núcleos de Ação Local (NAL) e do Programa de Vigilância Solidária (PVS).


“Estamos implementando canais de comunicação mais dinâmicos, que ampliem o diálogo com os munícipes, assegurem transparência nas ações e facilitem o envio de sugestões, denúncias e propostas”, explicou ao destacar o novo site e os perfis oficiais nas redes sociais. “Assumimos também o compromisso de incentivar a criação de novas NALs, inspirados pelos excelentes resultados da NAL Santa Ifigênia. Da mesma forma, trabalharemos pela retomada e pelo fortalecimento do Programa Vizinhança Solidária (PVS), iniciativa essencial para aproximar vizinhos, promover uma cultura de cuidado coletivo e atuar na prevenção de situações de risco”.


Além disso, oficializou-se durante o discurso de posse que as reuniões mensais ordinárias do CONSEG Centro serão realizadas sempre na última terça-feira do mês, sendo a próxima no dia 24 de junho de 2025, a partir das 18h, e local a ser definido.



Como atuam os Conselhos Comunitários de Segurança


Os CONSEGs são entidades compostas por grupos de pessoas de uma mesma região, que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança. Além disso, podem desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de cooperação entre as lideranças locais.


Cada Conselho é um instrumento de apoio às forças policiais do estado e do município nas relações comunitárias, e se vincula, por adesão, às diretrizes emanadas pela Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.


Todas as reuniões dos CONSEGs da cidade de São Paulo são acompanhadas por lideranças da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana — correspondentes à área de cobertura — e representantes da Subprefeitura. Os encontros têm como propósito servir como canal fomentador de orientação e prevenção primária no que se refere à segurança pública.

 

CONSEG Centro de São Paulo

Instagram: @consegcentrosp

Próxima reunião ordinária: 24 de junho de 2026 (em local a ser definido)*

*Reuniões mensais ordinárias serão realizadas toda última terça-feira do mês.

 

Coordenadoria Estadual dos CONSEGs

Instagram: @ceconsegsp

 

Comments


bottom of page